DIA DO ESTUDANTE - 2011

O Dia do Estudante foi criado em 11 de agosto de 1927, por ocasião das comemorações do Centenário de Instituição dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do País – em Olinda e São Paulo -, por sugestão de Celso Gand Ley, um dos participantes dessa comemoração. Cem anos antes, D. Pedro I instituíra no Brasil os dois cursos que foram sediados, na capital paulista, no Convento São Francisco, em um edifício de taipa construído por volta do século XVII; e em Olinda, no Mosteiro de São Bento - funcionando, a partir do ano de 1912, no prédio da atual Faculdade de Direito (Praça Dr. Adolfo Cirne).
 Até então, os brasileiros ou residentes no Brasil tinham que ir para Coimbra, em Portugal, para fazer a formação. A faculdade pernambucana ofereceu os Cursos Jurídicos, como eram conhecidos, a partir do dia 15 de maio de 1828, no Mosteiro de São Bento, em Olinda. Para comemorar o acontecimento, a cidade permaneceu iluminada durante três dias. As aulas foram iniciadas no dia 2 de junho do mesmo ano, com 41 alunos oriundos de vários estados brasileiros e de outros países como Angola e Portugal, matriculados após terem sido aprovados nos exames preparatórios.
A primeira turma de bacharéis em Ciências Jurídicas formou-se em 1832. Em 1852, o Curso foi transferido para o Palácio dos Governadores, atual sede da Prefeitura de Olinda. Em 1854, transferiu-se para a rua do Hospício, no Recife, ocupando um velho casarão pouco adequado para as suas funções; e finalmente, mudou-se para o prédio onde funciona até hoje.

ATIVIDADES REALIZADAS EM 2011

OFICINAS REALIZADAS COM OS ALUNOS NOS TURNOS DA MANHÃ E TARDE

Os educadores desta Instituição de Ensino em reunião, planejaram com muito carinho a possibilidade em proporcionar um dia bem diferente para os educandos.
Os educadores organizaram 05 oficinas dentre elas: sala de vídeo, dança, jogos, karaokê, pinturinha e maquiagem. Desta forma os alunos participaram das diversas oficinas escolhendo conforme opção as suas preferências.
Antes de iniciarmos as oficinas, reunimos todos os alunos por turno e ano de ciclo no pátio da escola para realizarmos uma homenagem oficial a todos os estudantes.
Os professores escolheram de cada sala conforme os critérios estabelecidos anteriormente, dois alunos para serem contemplados com um livro paradidático.
O objetivo, além de incentivar o gosto pela leitura, é desenvolver a capacidade em perceber os resultados na prática de atitudes positivas e os benefícios oriundos aos alunos estudiosos e participativos.

Após as homenagens, iniciamos as atividades com o tempo estipulado para cada oficina de 30 minutos. Ao término do tempo na oficina da qual estava participando, o aluno se dirigia para outra atividade de seu interesse.